Esconderijo

SEJA VOCÊ

Seja você, como eu jamais consegui ser eu. Viva a sua vida, como se a minha não estivesse ao seu lado, e cubra-se porque a tempestade está por vir. Folhas serão arrancadas das árvores com tamanha agressividade, noites se transformarão em dia em segundos, e o mundo estará de cabeça para baixo. Ainda assim, continue lendo, pois mesmo que o mundo esteja com a cabeça pra baixo, você ainda está com a sua no lugar. Ou melhor, o seu pensamento está. Espero que suas ideias não caiam com tanta turbulência.

Boa leitura, Amanda Oliveira.

domingo, 5 de setembro de 2010

SUSPIRO de hoje: Mais açúcar, Bicho Papão e Duendes



Mais açúcar, Bicho Papão e Duendes
A caminhonete vinha lá da cidade grande, onde nem se ouvia o canto dos pássaros. As árvores tinham folhas verdinhas verdinhas, mas ninguém sentava na sombra dela pra sestear. Todo mundo vivia ocupado e não tinham tempo nem para almoçar direito. Assim, todos os  primeiros domingos do mês a família da cidade grande da Dona Mariana e do Seu Pedro ia até  a fazenda para o tradicional almoço de domingo.

As crianças gostavam muito de jogar bola naquele campo gigante onde não se enxergava o fim, só a cerca que separava uma propriedade da outra. E a mãe não ficava gritando lá da cozinha para não jogar a bola para fora da grade. Tudo era mais fácil. Só nos domingos por que a Dona Mariana e o Seu Pedro acordavam com os galos e dormiam com o entardecer, os velhos não adoeciam, e tinham medo do barulho da cidade grande. A filha preocupada com os pais sempre queria que eles fossem morar com a família.

Nos feriados eles ficavam na fazenda até tarde, na hora do café da tarde, com bolo de fubá para os adultos e bolo de cenoura com cobertura de chocolate para as crianças, o menino travesso sempre colocava mais açúcar no leite da vaca, quando  a mãe não via. A Vó enxergava, dava uma piscadela para o menino e fingia que não tinha visto nada. Vó é assim mesmo, mamão com açúcar.

Depois, as crianças cansadas de correr pelo campo iam sestear na sombra da árvore bem gigante.  Vovô tinha prometido transformá-la em uma casa da árvore, mas era um segredo, não podia contar para ninguém, a mamãe não ia deixar, dizia ela que o Vovô era muito velho e não podia ficar se esforçando tanto. Depois de descansar todos iriam voltar para a cidade grande, a velha Mariana iria ficar abanando até o carro sumir na estrada e pensando no que faria no próximo almoço de domingo.

Quando a família da cidade grande chegasse à casa todos iriam se deitar, e as crianças ainda com o gosto da cobertura na boca iriam brigar para não escovar os dentes. A mãe exausta diria que se eles não escovassem os dentes, pela noite formigas iriam se alojar em volta de suas bocas para comer a cobertura. As crianças assustadas corriam pela casa até o banheiro para escovar os dentes, o menino travesso escovaria muito muito para as formigas não vir, porque ele tinha colocado mais açúcar.

No meio da noite, enquanto, o papai trabalhava no escritório e a mamãe lia um livro no quarto, o menino travesso gritava tendo  um pesadelo com bicho papão e duendes verdes bem da cor das árvores.  O pai que estava no cômodo ao lado corria pelo corredor, tal como as crianças com medo das formigas. Acordava o menino travesso, suado do pesadelo e perguntava o que ele tinha sonhado. O menino contava ao pai, que estava resolvido a  contar uma história para o filho dormir.

_Dorme filho._ O pai respira e começa a contar a história que sua mãe contava para ele, que tinha o mesmo medo de bicho papão e duendes_Era uma vez um menino chamado João e sua irmã Maria, que moravam em uma casa perto da floresta....

5 comentários:

Lika disse...

oh, que adorável! de verdade, muito fofo!

Anônimo disse...

mt boom *-*

catarine disse...

baah me lembra mto daas parada d quando era mandinha *-* sempre fui a neta masi complicada ! euaeu' mto lindo amandaa *-*

tyrza disse...

pois bem!!!!!!!adorei!!!bem diferente das outras crônicas,suave,infatil em fim doce!mas não adiante tú escreve dramas muito bem!e parabéns pelo novo blog,deixa bem explicita a tua pesonalidade d escritora!!!!!!

Ray Silva disse...

ameeeei *-* mt meigo , lembrei de quando tinha 9 anos , meu passeio dominicais na roça :D