Esconderijo

SEJA VOCÊ

Seja você, como eu jamais consegui ser eu. Viva a sua vida, como se a minha não estivesse ao seu lado, e cubra-se porque a tempestade está por vir. Folhas serão arrancadas das árvores com tamanha agressividade, noites se transformarão em dia em segundos, e o mundo estará de cabeça para baixo. Ainda assim, continue lendo, pois mesmo que o mundo esteja com a cabeça pra baixo, você ainda está com a sua no lugar. Ou melhor, o seu pensamento está. Espero que suas ideias não caiam com tanta turbulência.

Boa leitura, Amanda Oliveira.

terça-feira, 29 de junho de 2010

SUSPIRO de hoje: Fútil



Fútil
         Talvez essa instabilidade emocional, essa mudança de humor te afete um pouco, ninguém é perfeito, acostume-se.  Eu nem sei achar a perfeição, convivo com pessoas imperfeitas como você e o resto do mundo, mas eu a procuro, não me pergunte por que, também não sei isso. Agora vivo em plena interrogação e tudo que eu consigo escutar são vozes me dizendo o que eu devo ou não fazer. Eu me importo com coisas fúteis e vivo de paixões pequenas e sem importância. Morro de amores hoje, e amanhã nem sei seu nome. Assim sou eu, acostume-se.


De tudo isso eu não peço que confie em mim, não mereço a confiança de ninguém, não estou me subestimando, só encontrando o meu lugar, e se você acha que deve confiar por mim tudo bem, depois não reclame.  Eu sei bem quem sou. Gostaria que você pudesse entrar em mim, como um caleidoscópio, e me enxergar de todas as maneiras que posso ser, para nunca se desapontar. Mas se é assim que tem que ser...
É assim, eu sou fútil e feliz. Quando digo que tenho pequenas paixões de momento, são essas que me alegram mais.  Amor, dizem que só tem um, não sei disso também, tudo o que achei que era amor desapareceu, e só ficaram lembranças ruins Já dessas paixões de momento, essas me deixaram feliz e só lembro de ter vivido aventuras boas.
Porque eu me importo com coisas pequenas, e não faço como os outros que ficam tentando torná-las grandes. Deixo-as como elas são, acostume-se.  Isso talvez seja prejudicial para a minha reputação, mas não para a minha sanidade mental, essa sim está ótima. E quando eu choro assistindo um filme ou novela, não é porque sou boba ou louca, sei que são filmes e novelas, mas mostram o que sinto, e tudo parece mais fácil na televisão.
Não tenho muito para contar, e nada de aventuras perigosas, só aventuras seguras e rotineiras como eu.  Eu mudo muito de idéia, mas não de opinião. Gosto de mudar tudo em mim, quando faço isso parece que o mundo agora gira ao contrário e eu mudei de verdade.  Mas eu não consigo me esquecer de nada, queria ser como um computador, que tem um limite de memória.
A verdade é que eu gosto disso, das imperfeições, das desilusões, das pequenas aventuras, da rotina... Agora eu gostaria sim de mudar muitas coisas. Mas eu sei que depois, se fosse para fazer tudo de novo, eu faria mais ou menos igual...


segunda-feira, 21 de junho de 2010

SUSPIRO de hoje: O Passageiro e o Casalzinho feliz







 O Passageiro e o Casalzinho feliz

Acordei com o sol me cegando e invadindo meu quarto, a noite anterior não estava gravada em minha memória, eu tinha bebido demais. Tentei me levantar, mas a minha cabeça parecia pesar mais do que meu corpo, me arrastei pelo chão do quarto e fui até a cozinha. Apoiei-me na mesa e levantei.
Era muito estranho que eu não tivesse feito nada de constrangedor quando estava bêbada. Tudo o que eu sabia da noite passada era que eu fui para um bar para esquecer você, nem mais, nem menos.  Não que eu sentisse saudade de você, era mais uma necessidade de fazer você desaparecer da minha mente. Fiz mal, não adiantou nada, fiquei com mais dor de cabeça, era você pesando em mim. Talvez eu culpasse você por tudo o que aconteceu de ruim para mim, aliás, para nós. É que você parecia tão indiferente com os meus sentimentos sua forma de amar me provocava, porém eu sei que você me amava não do jeito que eu te amava mais de um jeito bom, reconfortante, passageiro.  Bem dito, passageiro. É isso que você deveria ser no meu coração mutante, mas não você resolveu se acostar por lá e sei lá quando vou conseguir te expulsar.  
Quando tudo acabou entre nós, o mundo continuou girando e a natureza fazendo seu curso. Eu continuei respirando, e minha vida continuou a mesma de sempre. E você sempre ocupando um espaço ainda maior em mim.  Tentei de tudo até ontem, tentei sair com os meus amigos, conhecer pessoas novas, ampliar meus horizontes, e tudo o que consegui fazer foi me embebedar, passar vergonha e dar foras. E no meu horizonte não havia nada além da sua imagem. Você estava me consumindo. Percorria por meus pensamentos e sonhos sem passagem.
Tomei um copo d’agua e fui procurar um lugar pra comer, já eram quatros horas da tarde. Passei por uma cafeteria dessas que eu adoro, e resolvi entrar. Acomodei-me na mesa em frente ao balcão, ao meu lado uma moça bonita e sorridente ajeitava seus cabelos pretos e encaracolados olhando pelo vidro. Logo, chega um homem bonito, bem apessoado e sério, e senta ao lado dela. Eles começaram a brincar com as mãos e isso me deixou com inveja, eles estavam juntos e felizes. E eu sozinha e infeliz.
 Fiquei impaciente com a demora da garçonete, então resolvi ir até o balcão, procurei algo bem doce e de chocolate para me deixar melhor, avistei o meu alvo, um cupcake coberto de chocolate e granulado escrito “I Love you” lembrei-me que aquele doce era o seu preferido, me deixou com náuseas, por fim pedi um brigadeiro e um chocolate quente para a garçonete que me olhou estranho quando fiz cara de nojo para o lindo cupcake. Era típico de mim, encarar as pessoas, mas eu não estava em condições de encarar ninguém. Todos na cafeteria pareciam estar tranquilos e felizes. Eu não estava com nojo do cupcake, mas de mim, uma pessoa tão mesquinha... Como tive coragem de ter inveja de pessoas felizes?
Comi o brigadeiro com vontade, ele me fazia esquecer a minha infelicidade, ou apenas conseguir lidar com ela sem chorar. Depois de comer o brigadeiro, tomei rapidamente o chocolate morno. Peguei minha bolsa e ia até o caixa pagar, mas o casal feliz chegou primeiro, pagou e passou por mim. O homem olhou para mim e disse:
_ Ei, você não era a bêbada do barzinho ontem?_perguntou confuso
_Sou, eu acho. Por quê?
_Você está com bigode de chocolate. _ Então o casalzinho feliz saiu rindo, de mim.


sábado, 12 de junho de 2010

SUSPIRO de hoje: Maluca, Louca Desesperada



Maluca, Louca Desesperada





Deixei você ir porque não tive escolha, não era sua dona.  Porque de nada adiantaria sorrir e não ser recompensada. Seria demais para mim sair e deixar você sozinho, eu ficaria pensando no que você estava fazendo e com quem. Preferi comprar um cachorro. Sim, talvez eu estivesse ficando maluca. Um cachorro não substituiria você, seria melhor. Eu iria correr de manhã no parque, e ele iria me acompanhar, sem reclamar em ter que se vestir, e que estava cansado demais para isso. Depois de correr nós voltaríamos pra casa eu tomaria um banho e iria trabalhar. Mudaria a minha rotina. Sempre iria almoçar em casa para não deixar ele solitário. Eu sei que umas horas sozinho fariam ele ficar mais tranquilo. Eu abriria a porta e ele viria correndo para mim e nos apertaríamos em um abraço sem fim.
 Eu estava ficando louca. Trocar você por um CACHORRO? Ele não toma banho sozinho, às vezes fede. Tenho que levá-lo ao veterinário. Ele não pegaria o carro e iria sozinho no médico. Ele era safado, me trocava qualquer hora por um poodle sem graça e me trairia em pleno parque. Eu ficaria chamando o seu nome para tentar chamar sua atenção, e desfazer aquela cena assustadora que estava presenciando. Vê-lo acasalar com uma cadela! Depois ele sairia todo metido abanando o rabinho.
Você seria mais cauteloso e não deixaria que eu soubesse da traição. Porque eu sei que na verdade você me amava e aquilo era só atração. Quem estava na sua cabeça era eu. Se você me traísse, você chegaria em casa com rosas amarelas e diria que o meu cabelo ao sol era tão lindo quanto elas. E eu sabendo da verdade deixaria me levar pela emoção e esqueceria tudo.  Naquela hora eu era a sua dona. 
Trocar você por um cachorro até seria uma boa ideia sabe...? Mas eu prefiro não ser dona de ninguém, nem de cachorro ou de um homem. 
Compraria um papagaio. Eu estava desesperada. Um papagaio seria uma ótima ideia, eu não precisaria levá-lo para passear, não precisaria almoçar em casa. Chegaria de casa a noite e apertaria o botão da secretária eletrônica para ouvir os recados. Eu escutaria. Depois como se pensasse que eu fosse surda, repetiria todos os recados. Eu ligaria para minha melhor amiga e fofocaríamos por horas, quando eu desligasse o telefone. Ele iria repetir as palavras mais feias que eu tivesse dito, como se me recriminasse.  De manhã o sol brilharia em suas penas coloridas e eu pensaria: "Como é bom ter um papagaio".. Então eu chegaria perto e sentiria o odor e faria uma cara de nojo. Começaria a limpar sua gaiola. Ele seria como um disco arranhado, sempre repetindo e ainda por cima me copiando. Não teria personalidade.
Por fim decidi não comprar cachorro, papagaio ou ficar com você. Mais fácil naquele dia dos namorados procurar por um que fosse humano, que gostasse de correr em parques, que tomasse banho sozinho, que não fedesse.